Bratislava - Eslovaquia

Bratislava - Eslovaquia 

Saimos de Praga por volta das 5:00 da manha em direção a Bratislava, fomos num confortável trem numa viagem de 4:30. Ao chegarmos a Eslovaquia, na estação de trem, fomos pedir informações turisticas. Para nossa surpresa não existe balcão de turismo na estação de trem, nem falam Inglês, o que complicou a comunicação. Como estava chovendo muito,  optamos por pegar um taxi até o centro histórico. O taxista pouco falava também mas conseguiu nos levar até o escritório de turismo no centro histórico da cidade. Lá sim conseguimos todas as informações que precisávamos e compramos o ingresso para o ônibus de turismo. Fizemos o city tour e depois descemos para começar a andança pela cidade. A chuva e o vento atrapalharam um pouco mas não nos impediram de conhecer nada. O centro histórico é pequeno mas interessante, existe uma influência russa forte na arquitetura. Uma peculiaridade da cidade é que exitem diversos personagens históricos em estátuas de tamanho natural espalhados pelo centro, o mais famoso é o soldado que sai do bueiro.
A praça principal Hlavne Namesti é um quadrilátero interessante, com belos prédios históricos, alguns cafés, restaurantes e pequenas lojas, além de uma feirinha de produtos locais.
A Michalsca Brana ou Portão de São Michael, com seu estilo gótico é uma das atrações da cidade e do alto se tem uma bela vista.
Não deixe de visitar também o Kostol Klarisiek que é um Monastério muito antigo e o entorno dele é tem casas muito interessantes, trata-se do portão de entrada para a cidade velha.
Ainda pelo centro visitamos Kapitulsca Street, um rua milenar, com construções muito antigas, realmente uma viagem no tempo. Já o Palácio do Governo ou Grassalkovic Palace é uma bela e imponente construção, e possui um agradável jardim aos fundos onde é possível visitar.
Existe uma controvertida construção, que é o prédio da Radio estatal da Eslovaquia, pois trata-se de uma pirâmide invertida, de longe se avista o prédio que chama atenção na paisagem da cidade. Próximo fica a universidade de Bratislava, que a fica a uma quadra do prédio Comunidade Europeia. A esta altura já estavamos no final da tarde e voltamos para a estação de trem e lá jantamos um prato típico eslovaco que é o Bryndzove Haluscky que é uma massa muito fina muito parecida com o nhoqui e leva azeite molho branco e bacon. A refeição foi uma delicia e super barata, com bebida paguei 5 euros, uma pechincha realmente. Pegamos o trem de volta para Praga as 18:30, mas ficamos felizes pela visita. Apesar de uma pequena capital, possui um centro histórico interessante e um belo castelo, mas a recepção local foi muito fria. Acredito que falte uma infra-estrutura de assistência ao turista, precisam melhorar e muito.


Halavne Namestie

Centro Histórico

Bryndzove Halusky

Imagem do Soldado Saindo do Bueiro

Torre da Radio Estatal da Eslovaquia


Estação de Trem

Halavne Namestie

Centro Histórico

Estátua de Napoleão

Centro Histórico

Centro Histórico

Rua centenária do Centro Histórico

Estação de Trem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Montmartre bairro dos artistas em Paris.

Mônaco